30/11/2017 16h12

Economia solidária e agricultura familiar presentes na ArteSanto 2017

A maior e melhor feira de artesanato do Espírito Santo acontece até domingo (03), na Praça do Papa, em Vitória. Em sua 5ª edição, a Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto) valoriza a cultura local e nacional, apresentando trabalhos dos melhores artesãos locais e nacionais e consolidando-se como um dos grandes eventos do calendário brasileiro do artesanato. 

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) – que promove o desenvolvimento econômico do Espírito Santo a partir dos pequenos negócios e com atuação regionalizada – participa da ArteSanto, com um espaço destinado aos empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar.

Para Vera Lúcia Pereira França, que faz parte da Comissão do evento e é do grupo Abelha Rainha, que trabalha com artesanato apícola, o espaço da Aderes na ArteSanto ajuda a divulgar a economia solidária, fortalece a inclusão produtiva e proporciona uma melhor comercialização dos produtos da rede familiar, principalmente nessa época de fim de ano.

Outra participante do espaço da Aderes na ArteSanto, a artesã Maria Peixoto, do grupo Inventando Moda e Produzindo Artes, que trabalha com aproveitamento de tecidos, reforçou a importância da economia solidária e seus eixos principais, que são a formação, a autogestão e a comercialização. Para ela, a economia solidária trabalha com a parceria, a união e a valorização do ser humano. Nesse segmento de trabalho, vale mais o “ser” do que o “ter”.

Saiba mais sobre Economia Solidária e Agricultura Familiar

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais, organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas com autogestão, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

A Agricultura Familiar consiste em uma forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, na qual são trabalhadas atividades agropecuárias e não agropecuárias de base familiar, desenvolvidas em estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, gerenciadas com predominância de mão de obra familiar e que apresenta papel relevante para o desenvolvimento do Estado e do País. Apresenta importante função para garantir a segurança alimentar, preserva os alimentos tradicionais e contribui para uma alimentação balanceada, para a proteção da agrobiodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard