01/11/2022 16h04 - Atualizado em 01/11/2022 16h22

Empreendedores anônimos do Centro de Vitória ganham visibilidade em catálogo

Projetar iniciativas solidárias e criativas é mais do que o título do catálogo elaborado para empreendedores do município de Vitória. Projetar significa idealizar, planejar e lançar. É essa a finalidade desse trabalho que possibilita dar visibilidade para as 52 iniciativas de geração de renda idealizadas por pessoas residentes no entorno do Centro de Vitória, entre Moscoso, Fonte Grande, Parque Moscoso, Piedade e Santa Clara.

O trabalho foi idealizado com o propósito de desenvolver ações que pudessem minimizar os problemas socioeconômicos decorrentes da crise sanitária, causada pela pandemia da Covid-19, além de enfrentar o desemprego e apoiar iniciativas de geração de renda para as famílias em estado de necessidade, localizadas no Centro da capital. O catálogo batizado de PROJETAR Iniciativas Solidárias e Criativas expressa o apoio ao empreendedorismo e o fomento de iniciativas locais, uma estratégia pensada para o desenvolvimento da região.

O projeto é uma realização da Catedral Metropolitana de Vitória com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo de Vitória (Aderes), em parceria com o Instituto Parceiros do Bem e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O gerente de Micro e Pequena Empresa da Aderes, Paulo Barbosa, ressaltou que o catálogo é fruto de um trabalho realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como Catedral Metropolitana de Vitória, com o objetivo de impulsionar empreendedores do Centro. “A criação do Catálogo PROJETAR Iniciativas Solidárias e Criativas tem como finalidade dar visibilidade e impulsionar empreendedores que antes eram anônimos e muitas vezes não sabiam como oferecer seus produtos e serviços feitos nas comunidades onde vivem. Para isso, estão sendo ofertadas consultoria e capacitação para essas pessoas”, afirmou Paulo Barbosa.

Os trabalhos selecionados foram mapeados e o registros fotográficos foram compilados em um catálogo on-line para divulgação. As estratégias individuais estão sendo aprimoradas com o apoio de técnicos do Sebrae, por meio de cursos e acompanhamento individual ofertado aos empreendedores

Esse foi o caso da empreendedora Stefania Luzia Pessotti de Abreu, moradora do Centro, que produz bolos para casamento e aniversário, bolos de potes, entre outras diversas sobremesas. “Comecei com minha mãe que já fazia, trabalhando fora. Na pandemia, com todos recolhidos em suas casas, comecei a fazer meus produtos de bolos em geral para casamentos e aniversários, bolos de pote, pudim, cones, bombons, doces em geral e sobremesa. Também faço salgados: empadão, lasanha e outros. Estou nessa atividade há dois anos. Esse catálogo veio para nos dar visibilidade, nos tornar conhecidos dentro e fora da nossa comunidade e estou muito satisfeita e grata com essa iniciativa”, disse a empreendedora.
Para a coordenadora do Projeto, que é voluntária na Catedral e assistente social, Tania Maria Silveira, essa é uma estratégia de desenvolvimento local. “No nosso próprio território tem muita gente que pode consumir os produtos dessas pessoas. Esses empreendedores podem fazer vendas casadas de acordo com o seu produto, juntando clientela e fortalecendo seus negócios”, destacou.

Tania Maria Silveira acrescentou que a intenção é prosseguir com as atividades de economia solidária e criativa com as 500 famílias inscritas no projeto social da Paróquia Nossa Senhora da Vitória (Catedral), que é realizado em parceria com o Movimento Comunitário do Centro de Vitória (Amacentro), a Associação de Moradores do Parque Moscoso (Ampar), a Comunidade Mensageiros da Boa Nova, Escola de Samba Unidos da Piedade, Fraternidade Cristã Bezerra de Menezes, Grupo Raízes do Bem e Voluntários do Bem Vix.  

CONFIRA O CATÁLOGO

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza

27 3636-8565
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard