23/12/2020 12h43

Empreendedores finalizam consultoria com UniSales e são certificados pela Aderes

Foto: Débora Pedroza
Parceria entre a Aderes e a UniSales

O mundo dos negócios vem passando por mudanças, em muitos aspectos positivas, pois transformaram a forma das empresas venderem, se posicionarem e se relacionarem com seus clientes. Para contribuir nessa missão, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) firmou parceria de cooperação técnico-científica com o Centro Universitário Salesiano (UniSales), para prestar consultoria a pequenos empreendedores que toparam o desafio de inovar.

Ao todo, foram 12 empresas atendidas: Easy Bee, Cocô Free, Laboratório de Fofurices, Lagência, Linda Flor, Empório da Terra, Farra Móvel, Ice Love, Mary Kay, Gama Cosméticos, Açaí do B. e Doce Laço, que concluíram 72 horas de consultoria nos módulos de Estratégias de Comercialização, Pesquisa de Mercado e Campanhas Promocionais e foram certificadas nessa segunda-feira (21).

A solenidade de entrega dos certificados contou com a presença do diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho; da diretora administrativa e financeira da Aderes, Sandra Aragão; da diretora acadêmica da UniSales, Lis Helena Teixeira Paula; do coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da UniSales (Inova), Marcos Spinassé; além dos professores e coordenadores do projeto Viviane Nunes e Fabrício Vasconcelos Ribeiro, alunos e empreendedores.

Para a diretora Administrativa e Financeira da Aderes, Sandra Aragão, a conclusão da consultoria oferecida aos empreendedores em parceria com a UniSales, foi gratificante. Ela contou que o objetivo do projeto, iniciado em junho, consistia em proporcionar conhecimentos e capacitação aos empreendedores, de forma gratuita, a partir de casos concretos, dentro da realidade de cada um.

“De um lado tínhamos os professores e alunos repassando conhecimentos e do outro as empresas, com suas experiências, dispostas a aprenderem e a superarem os obstáculos de cada dia. Concluímos a consultoria com um plano de ação que foi entregue aos participantes, juntamente, com os certificados.  Foi sem dúvida uma troca muito rica para todos. Parabéns aos alunos  da Unisales e professores pelo empenho. Parabéns aos empreendedores que não mediram esforços para inovar e conhecer a importância de um plano de negócios para uma boa gestão. É bom lembrar que a parceria só está começando. Desejo sucesso e um Feliz 2021 para todos”, disse a diretora da Aderes.

A diretora acadêmica da UniSales, Lis Helena Teixeira Paula, disse que o conhecimento atrelado à prática é muito promissor não apenas para os alunos da instituição, mas também para os empreendedores atendidos.

“É uma satisfação enorme fazer parte dessa parceria que tenho certeza que ainda vai gerar muitos frutos”, destacou Liz Helena.

Já a aluna da UniSales que participou do projeto, Bruna Bortolozzo, disse que a parceria entre as instituições foi incrível, que proporcionou a ela conhecer e trabalhar com negócios diferentes. “Estou grata por ver esse processo desenvolvimento e o produto finalizado”, agradeceu a universitária.

A empreendedora da Doce Laço Pipoqueria, Renata Patrocínio, disse que a consultoria ajudou ela a ver as falhas do negócio e ajustar o que estava errado. “Com o decorrer da consultoria conheci os pontos fracos da empresa e estou ajustando isso de acordo com o que foi proposto pelo projeto, um exemplo é fazer campanhas promocionais dos produtos em épocas especificas como Natal. Estou seguindo todas as orientações passadas e muito satisfeita com o resultado”, afirmou Renata Patrocínio.