20/12/2016 15h54 - Atualizado em 20/12/2016 17h41

Encontro certifica catadores e associações de materiais recicláveis

Catadores, representantes de instituições ligadas à reciclagem de todo o Estado e autoridades participaram, nesta terça-feira (20), do Encontro Estadual dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo.

Durante o evento, foram certificados aproximadamente 400 catadores e 71 instituições que participam do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”. Também foi realizada a assinatura do Termo de Cessão de kits (01 prensa, 01 balança de pesagem e 01 carrinho armazém) a oito instituições dos municípios de Água Doce do Norte, Mantenópolis, Ponto Belo, Vila Pavão, Jerônimo Monteiro, Irupi, Marilândia e São Domingos do Norte.

O encontro foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas (Aderes), e contou com presença do governador Paulo Hartung; do secretário estadual de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, e do secretário nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, entre outras autoridades.

Na oportunidade, o governador Paulo Hartung ressaltou que os catadores atuam de forma estratégica e consciente em ações produtivas nas relações de consumo com o meio ambiente, e que a categoria é exemplo de trabalho, “raça” e animação para enfrentar as diversidades.

"Temos profundo respeito pelo trabalho de vocês, que busca a sobrevivência e a consciência nesta área desafiadora que estamos vivenciando, das relações de consumo com o meio ambiente. Cada vez mais os fenômenos extremos ocorrem em curtos intervalos de tempo. Temos que mudar as relações de consumo da sociedade com os recursos naturais e, neste sentido, vocês estão ajudando na mudança. Precisamos viver de outra forma. Não adianta brigar com o passado. É necessário agirmos no presente. Temos que replantar árvores e recuperar nascentes", disse Hartung.

Edilson Rodes, diretor-presidente da Aderes, enfatizou a importância do trabalho da autarquia com os catadores, pois possibilita inclusão e geração de trabalho e renda para uma categoria que, antes, estava à margem do processo econômico e, agora, já pode entender seu papel social. De acordo com Rodes, a meta do projeto é chegar ao final de 2017 com associações organizadas em todos os municípios capixabas.

Cursos e assessoria técnica

O projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo” é realizado pela Aderes, por meio de um convênio firmado em 2013, com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O projeto identifica, cadastra, sensibiliza e mobiliza diversos agentes (catadores, prefeituras, associações, entre outros) para promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para a geração de renda e a preservação ambiental.

Para isso, já foram realizados 126 cursos, oficinas, encontros e reuniões técnicas com a presença de aproximadamente 2,3 mil pessoas (catadores, servidores públicos municipais, representantes de entidades, entre outros).

Dentro do projeto, também é oferecida assessoria técnica com orientação jurídica, financeira e administrativa para a estruturação de associações, cooperativas e redes de catadores em todo o Estado. Outra ação importante é a aquisição e a cessão de prensas, carrinhos e balanças eletrônicas a instituições que não dispõem desses materiais.

Para Maria Angélica Correa, catadora da associação Amarvila, localizada na Serra e em funcionamento há cerca de seis meses, o trabalho dos catadores é de muitos desafios, mas quando as pessoas se unem em torno do associativismo, o resultado é a busca de soluções para o desemprego, muito aprendizado, trabalho em equipe e renda para as famílias.

O secretário nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski, disse que as políticas de fomento são fundamentais no enfrentamento da crise. Ele destacou a seriedade e a lisura do trabalho da Aderes, na utilização correta dos recursos públicos para este grande trabalho de resgate social e ambiental.

Trabalho em rede e metas

A meta da Aderes é organizar as associações existentes em todos os municípios, construindo uma rede de instituições preparadas para comercializar os materiais reciclados dentro e fora do Estado.

Quando o projeto foi iniciado, havia 16 associações organizadas de catadores. Agora já são 72 unidades. Até 2018, a Aderes quer finalizar esse trabalho com a estruturação de mais 12 entidades, de forma a cobrir todos os municípios capixabas. A agência também pretende certificar, ao todo, cerca de 2,3 mil profissionais e instituições, além de entregar mais kits para instituições que atuam na área.

José Eduardo Azevedo, secretário de Estado de Desenvolvimento, destacou os pontos mais importantes do projeto, que são a criação da cultura do empreendedorismo, tanto individual quanto coletivo, e também a defesa do meio ambiente, por meio do trabalho de reciclagem. Para ele, o esforço desenvolvido pelo Governo do Estado tem permitido a construção de uma vida mais digna para os catadores e mais sustentável para as cidades.

Perfil da atividade

Levantamento realizado pela Aderes em abril de 2016, em todo o Espírito Santo, mostrou que o Estado conta com:

-  Aproximadamente mil catadores organizados

-  59% são mulheres;

- A Região Metropolitana é a que concentra o maior número de catadores;

- 49,9% têm o ensino fundamental incompleto;

- 0,69% têm ensino superior;

- 39% ganham entre R$ 501 e R$ 700 com a atividade;

- 52% contribuem com INSS;

- 85% estão organizados em associações ou outras entidades.

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537
manuella.romeiro@sedes.es.gov.br