10/06/2022 13h33 - Atualizado em 10/06/2022 13h48

Encontro Estadual da Economia Solidária acontece na próxima quarta-feira (15)

O Conselho Estadual de Economia Solidária em conjunto com o Fórum de Economia Popular Solidária do Espírito Santo (FEPS), por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), convoca todos os delegados eleitos nas etapas regionais ou municipais, das plenárias que foram realizadas para a VI Plenária Nacional.

O encontro que será realizado na próxima quarta-feira (15), no auditório do Palácio da Fonte Grande, em Vitória, tem a finalidade de construir um marco legal para o segmento. Os interessando em participar do encontro, tem a até a próxima segunda-feira (13), para se inscrever por meio do link https://forms.gle/trhyW5NrZWb7jhTg6.

O evento tem o objetivo de escolher os delegados da Economia Solidária, do Estado, que vão participar da VI Plenária Nacional; discutir as necessidades dos empreendedores no Estado; além de traçar diretrizes que vão tratar da regulamentação do segmento no País.

Segundo a conselheira estadual de Economia Solidária e coordenadora da comissão organizadora da VI Plenária Nacional, Kézia Alice dos Prazeres, o objetivo do encontro é criar um ambiente de discussão e articulação que vai resultar em um projeto de outra economia, possível e necessária, fortalecendo a autoconfiança entre os trabalhadores da Economia Solidária por meio da autogestão e cooperação.

Ainda de acordo com a conselheira, outro momento importante do encontro é alinhar estratégias que possam ampliar a política pública de Economia Solidária no Espírito Santo. “É importante lembrar que o Estado desenvolveu várias ações, pioneiras, no cenário nacional como, por exemplo, aporte de recursos em bancos comunitários e editais de fortalecimento com recursos para os empreendimentos econômicos solidários. Essas ações só foram possíveis dadas as discussões entre a sociedade civil e o poder público.

“O encontro vai traçar diretrizes, criar uma normatização, criar novas ações, são temas que serão discutidos no encontro”, afirmou o diretor-presidente da Aderes Alberto Gavini.

As inscrições para da  Plenária é aberta a participação de todos, porém só poderão ser eleitos para representar o Estado na VI Plenária Nacional, os delegados eleitos nas etapas regionais ou municipais devidamente documentados e apresentados à Comissão Organizadora Estadual.

(27) 3636-8565 – (27) 99309-8431