23/04/2018 17h47 - Atualizado em 23/04/2018 17h50

Estado prepara associações para formarem redes de catadores

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), está preparando as associações de catadores para formarem redes, no intuito de tornar a compra e a venda de materiais recicláveis mais competitivas.

Desta segunda-feira (23) ao dia 4 de maio, durante seis encontros regionais, as associações vão receber da Aderes o plano de ação e o modelo de regimento interno para que elas possam formar as redes de catadores. Na ocasião também serão entregues modelos de processos administrativos, processuais e de contratação junto às prefeituras para auxiliar os catadores na organização de seus negócios.

O Estado terá seis redes de catadores, abrangendo todos os municípios. Durante os encontros regionais, as diretorias das redes serão empossadas. “As redes são oportunidades de negócios para os catadores. Além de vender os materiais recicláveis, eles poderão comprar em conjunto, compartilhar equipamentos que agregam valor ao produto e ter uma entidade de representação regional”, explica o diretor-presidente da Aderes, Edilson Rodes.

Para a presidente da Associação de Materiais Recicláveis de Mucurici, Mirani dos Santos Pereira, a expectativa da criação das redes é grande. “Quando se vende em rede, podemos negociar preço e quantidade, o preço do material deve subir. Há redes de farmácia, de supermercado e a gente torce pra que a rede também dê certo”, afirmou.   

Fortalecimento

Atualmente, o Espírito Santo conta com aproximadamente mil catadores organizados. Muitos deles participam do projeto “Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo”. Ele é desenvolvido pela Aderes por meio de um convênio firmado em 2013 com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O projeto identifica, cadastra, sensibiliza e mobiliza diversos agentes (catadores, prefeituras, associações, entre outros) para promover a inclusão social e produtiva de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, contribuindo para a geração de renda e a preservação ambiental.

Para isso, já foram realizados 126 cursos, oficinas, encontros e reuniões técnicas com a presença de aproximadamente 2,3 mil pessoas (catadores, servidores públicos municipais, representantes de entidades, entre outros).

Dentro do projeto, também é oferecida assessoria técnica com orientação jurídica, financeira e administrativa para a estruturação de associações, cooperativas e redes de catadores em todo o Estado. Outra ação importante é a aquisição e a cessão de prensas, carrinhos e balanças eletrônicas a instituições que não dispõem desses materiais.

Agenda dos encontros

23 de abril

Local: Associação do Ministério Público Estadual, Vitória

Horário: 15h

25 de abril  

Local: Cetro Cultural Nici Avanza, Linhares

Horário: 14h

26 de abril

Local: CRAS, Montanha

Horário: 14h

27 de abril

Local: Sanear, Colatina

Horário: 14h

3 de maio

Local: Câmara de Vereadores, Cachoeiro de Itapemirim

Horário: 14h

4 de maio

Local: Casa da Cultura, Venda Nova do Imigrante

Horário: 14h

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard