15/09/2023 09h35

Festival Nacional de Viola agita Afonso Cláudio neste fim de semana

André Matos e Beto Calil, dupla de violeiros de Afonso Cláudio

“Capital brasileira da viola”. Esse é o título que o município de Afonso Cláudio vai receber nesta sexta-feira (15) e no sábado (16), quando acontece a sexta edição do Festival Nacional de Viola do Vargedo, mais conhecido como Fenavivar 2023. O evento vai reunir, no mesmo lugar, muita música caipira raiz, gastronomia e empreendedorismo.

O Festival Nacional de Viola recebe duplas de várias partes do País, que foram selecionadas previamente, por meio de edital de chamamento público. Ao todo, seis duplas vão se apresentar nas duas noites de evento, sexta-feira (15) e sábado (16), com músicas inéditas ao som da viola caipira. O objetivo do festival é divulgar a cultura sertaneja e novos talentos do Estado e do País, além de valorizar os empreendedores da região, com seus produtos do artesanato, agroindústria, entre outros, que vão participar do evento.

As seis duplas de violeiros que passaram pela seletiva, vindos de várias partes do País, disputam o prêmio de melhor canção da noite. Além disso, nomes como Mineirinho e Gabriel, Tiel Martins e Elói Francisco, além de André Matos e Calil, sobem ao palco para mostrar o melhor da moda de viola. Os cantores se apresentam no palco montado no Terreirão, espaço utilizado pela comunidade de Vargedo, durante o ano, para secar café. Uma propriedade centenária da região.

Segundo o presidente do Clube Afonsoclaudense de Viola (Clav), Jorge Saiter, que organiza o evento, foi montado uma porteira na chegada da comunidade para receber os visitantes. No local, terá um berranteiro dando boas-vindas para quem for curtir o festival.

Além da música, o Fenavivar vai receber empreendedores do artesanato capixaba, agroindústria e os Micros Empreendedores Individuais (MEIs). Já a cozinha do Fenavivar será comandada pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade. A finalidade é conectar a comunidade com esse tema.

“Nosso evento é um grande acontecimento na nossa comunidade. Temos vários violeiros aqui na cidade e isso nos despertou o desejo de criar o evento aqui para que mais pessoas pudessem ter acesso à moda de viola. Por isso, o objetivo do evento é valorizar a viola caipira, além de criar oportunidades para os empreendedores locais. Nossa expectativa é que cerca de três mil pessoas passem pelo evento. Estamos esperando os amantes da viola caipira e do sertanejo raiz”, disse Jorge Saiter.

Já o violeiro André Matos, que também faz parte da diretoria da Clav e se apresenta no evento, disse que é um grande prazer receber violeiros vindos de várias regiões do Brasil e que a comunidade do Vargedo está preparada para receber todos. “O Festival tem um formato de mostra cultural. As seis duplas selecionadas levam um prêmio de R$ 3 mil cada uma. No entanto, durante o evento, eles disputam o Prêmio Povo, que é prémio de aclamação popular, em que o próprio público fará a votação e elegerá a dupla que mais agradar o público”, destacou Matos.

Ele disse ainda que cada dupla vai apresentar cinco músicas, sendo a música de trabalho, que deve ser inédita, e as outras quatro de ser sertanejo raiz. “Nas edições passadas, o Festival recebeu violeiros vindo de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Nossa expectativa é que, neste ano, o evento receba ainda mais inscrições vindo de outras partes do País”, ressaltou o violeiro.

A organização do evento fica por conta do Clube Afonsoclaudense de Viola, em parceria com o Instituo Panela de Barro e o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e da Prefeitura de Afonso Cláudio.

Acolhimento das duplas de violeiros

A comunidade está preparada para receber a todos. Inclusive, um dos orgulhos dos moradores é receber os violeiros em suas casas, no famoso estilo cama e café. Em sua maioria trabalhadores rurais e pequenos produtores, eles oferecem de forma voluntária abrigo e comida para as duplas de violeiros que chegam de outros estados.

Serviço:
6º Festival Nacional de Viola do Vargedo (Fenavivar 2023)

Quando: sexta-feira (15) e sábado (16)

Horário: a partir das 19 horas

Onde: no Terreirão, na comunidade de Vargedo, em Afonso Cláudio.

Programação:

Sexta-Feira (15 de setembro)

19h - Abertura oficial do Festival com a Benção dos Violeiros

20h - Mostra Musical com a apresentação das seis duplas selecionadas

22h - Show com Mineirinho e Gabriel

23h - Show com André Matos e Beto Calil

Sábado (16 de setembro)

19h - Apresentação de Violeiros Afonsoclaudenses

20h - Mostra Musical com a apresentação das seis duplas selecionadas

22h - Show com Eloy e Tiel

23h - Roda de viola (Todos os violeiros)