28/01/2020 10h37

Força-tarefa realiza reuniões de alinhamento para início de atividades no sul do Estado

Representantes de diversas instituições do Governo do Estado e entidades privadas que apoiam a força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento (Sedes), participaram de reuniões de planejamento com prefeitos, secretários e demais lideranças dos municípios de Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Vargem Alta, ao longo dessa segunda-feira (27). O objetivo foi definir os últimos detalhes das ações de atendimento que terão início nesta terça-feira (28). 

Em Iconha, a equipe da Sedes acompanhou a montagem da tenda que funcionará como escritório fixo de atendimento, na Praça Central “Demar Soares”. Em Rio Novo do Sul foi realizado encontro com o prefeito Thiago Fiório para a construção da agenda de atendimentos nas localidades do interior, que serão visitadas com o apoio das vans da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). 

“Visitamos as quatro cidades que receberão nossos escritórios fixos e itinerantes. Fizemos os últimos ajustes e alinhamos com as autoridades locais a nossa linha de atendimento. Queremos oferecer um atendimento digno à população, com redução de burocracias, de forma a amenizar o sofrimento que essas pessoas estão enfrentando após as enchentes”, destacou a assessora especial da Sedes, Fabrine Schwanz, que coordenou as reuniões. 

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip, destacou que a força-tarefa não tem prazo para deixar os municípios. “Nossa prioridade é auxiliar às cidades na retomada de suas rotinas e dinâmica econômica. Vamos permanecer nas cidades enquanto houver necessidade. As pessoas não precisam dormir em filas. Temos uma grande equipe de servidores que está sendo deslocada para os atendimentos e vamos atender a todos”, comentou. 

A Sedes ainda avalia a possibilidade de extensão da força-tarefa aos demais municípios afetados pelas chuvas o último sábado (25), como Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. “No momento, estamos atendendo prioritariamente as cidades que já decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública. No entanto, é possível que possamos atender às demais cidades em breve. Estamos avaliando essa necessidade criteriosamente e estamos à disposição da população dessas localidades para ajudar no que for necessário”, ressaltou Kneip. 

A força-tarefa 

Durante os atendimentos da força-tarefa será possível receber orientações sobre crédito e tratamento tributário diferenciado para empresas afetadas; emissão de laudo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil; realização de cadastro para acesso ao Cartão Reconstrução ES; solicitação de segunda via da carteira de identidade; orientação jurídica, com apoio da Defensoria Pública, e requisição gratuita de segunda via de certidões pessoais, além do cadastro para consultorias gratuitas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os atendimentos serão realizados a partir das 09 horas, nos sete escritórios disponíveis, sendo três fixos e quatro itinerantes. No município de Iconha o escritório fixo será na Praça Central "Demar Soares", em frente à Igreja de Santo Antônio. Em Alfredo Chaves o atendimento será realizado Centro de Referência e Assistência Social - Rua Antônio Cláudio Gaigher, 87, Parque Residencial Alfredo Chaves. O atendimento ao público em Vargem Alta acontecerá na Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, no Centro.

Em Rio Novo do Sul, o atendimento será realizado, exclusivamente, pelo escritório itinerante, com apoio das vans da Aderes, que também circularão pelas regiões centrais e interior dos outros três municípios afetados. 

Além da Aderes, também são parceiros da força-tarefa o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Banco do Espírito Santo (Banestes), Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Polícia Civil (PCES), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Defensoria Pública e Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. 

Serviço:
Força-tarefa para atendimento às vítimas das chuvas
Data: A partir de 28/01 (terça-feira)
Horário: 09 horas
Locais:
Alfredo Chaves – Centro de Referência e Assistência Social - Rua Antônio Cláudio Gaigher, 87, Parque Residencial Alfredo Chaves
Iconha – Praça Central "Demar Soares", em frente à Igreja de Santo Antônio
Vargem Alta, Câmara de Vereadores, na Rua Nelson Lírio, 77, Centro.
Rio Novo do Sul – Escritório itinerante com atendimento exclusivo com vans da Aderes
*Além dos escritórios fixos, vans circularão nas regiões centrais e interior dos quatro municípios atingidos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger / Roberto Riccio
(27) 3636-9707 - 99942-9537 / 3636-9708
andreia.foeger@sedes.es.gov.br / roberto.riccio@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard