21/03/2023 13h57

Fórum Capixaba reúne catadores de materiais recicláveis em Vitória

Foto: Débora Pedroza
Catadores de materiais recicláveis de Venda Nova do Imigrante

Catadores de Materiais Recicláveis de todo Estado se reúnem na próxima terça-feira (28), na 13ª Reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS), que acontece no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT), a partir das 14 horas, em Vitória. O encontro será no formato híbrido, presencial e on-line.

O Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos tem a finalidade de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com metas até 2030, que tratam da qualidade de vida e a segurança de catadores e catadoras no trabalho. Além disso, também tem o objetivo de fazer do Espírito Santo um estado que recicla e incentiva temas relacionados à manutenção do equilíbrio ecológico, produção e consumo sustentável.

Já na área econômica, o Fórum defende o incentivo à economia circular, que tem o propósito de inserir pessoas vivendo em situação de miserabilidade em condições de trabalho digno, atuando nas associações organizadas, com o intuito de reduzir a desigualdade social. Nesse sentido, o encontro também vai estimular ações necessárias à implantação da logística reversa no Estado.

Na oportunidade, também será apresentado os trabalhos da história do Fórum, criado em 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que vem investido na saúde e em melhorias direcionadas às condições de trabalho do coletivo de catadores de recicláveis; os trabalhos das subcomissões de fortalecimento dos catadores, de contratos e de logística reversa; o histórico do projeto Catadores, iniciado em 2013 até os dias de hoje.

Outro momento marcante do encontro será proporcionado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) que fará a entrega de equipamentos, dois caminhões, uma pick-up, além de kit escritório para associações de catadores. O intuito é contribuir com a melhoria da gestão administrativa dentro das associações e o aumento da coleta seletiva no Espírito Santo.

O FCRS é coordenado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) e a Aderes.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis é de fundamental importância para o nosso Estado, já que conecta o sustentável com o econômico, retirando resíduos que poderiam ir para o meio ambiente, transformando em renda para o sustento de suas famílias.

“Essa é mais uma atividade empreendedora apoiada pela Aderes, que trabalha para desenvolver o associativismo e o cooperativismo proporcionando dessa forma, que esses catadores se reúnam em associações tendo mais qualidade de vida e renda”, destacou Alberto Gavini.

Para a promotora de Justiça do MPES e coordenadora do FCRS, Isabela de Deus Cordeiro, o Fórum busca formas de evoluir a política ambiental do Estado e tem como base a Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. “São muitos os desafios na implementação de melhorias para os catadores, para a coleta seletiva e para a gestão dos resíduos sólidos como um todo nos municípios. Mas estamos definindo planos de ação estratégica e meios de incentivo para que as prefeituras adiram aos ODS. Até o momento, temos caminhado no planejamento da contratação das associações de catadores e catadoras de material reciclável”, comentou a coordenadora.

Já a vice-coordenadora do FRCS e procuradora do MPT-ES, Janine Milbratz Fiorot, disse que o Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos vem, desde a sua criação, se articulando com diversos órgãos públicos, Municípios, associações de catadores de materiais recicláveis e sociedade civil, no intuito da efetiva implementação da política nacional de resíduos sólidos, com enfoque especial no fortalecimento das associações de catadores.

“Essa será a primeira reunião presencial desde o início do Fórum, após diversas reuniões por videoconferência. Assim, esperamos que haja ainda uma maior união, conjugação de esforços e aproximação entre os integrantes para consecução dos objetivos e metas estratégicas, por meio das subcomissões do FCRS”, destacou a procuradora do trabalho.

 

Serviço:
13ª reunião do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos (FCRS)
Local: Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª região (TRT) -
Av. Nossa Sra. dos Navegantes, 1245 - Enseada do Suá, Vitória
Horário: 14 horas

Também será feita transmissão On-line durante o evento. É possível acompanhar toda a programação no canal da Aderes no Youtube.

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza

3636-8560
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard