29/06/2023 12h56 - Atualizado em 29/06/2023 12h57

Governador do Estado visita catadores de materiais recicláveis no Sustentabilidade Capixaba

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou os catadores de materiais recicláveis organizados, nessa quarta-feira (28), no encerramento do evento Sustentabilidade Capixaba, realizado na Praça do Papa, em Vitória.

Durante o encontro, os catadores organizados apresentaram ao governador a importância do trabalho realizado por eles e falaram da abrangência do que é feito, já que os catadores estão distribuídos nos 78 municípios do Espírito Santo. Além disso, sinalizaram a necessidade da construção de galpões nas redes das associações localizadas nas regiões norte, sul e Metropolitana, considerando o propósito de que esses galpões se tornem os centros de distribuição dos recicláveis triados.

Essa iniciativa é importante para que os catadores possam vender seus materiais direto para a indústria. Atualmente, as associações precisam enviar suas mercadorias para um aparista que faz a venda para a indústria.

“Vender direto para a indústria é tirar os catadores de um sistema que nos oprime, onde a riqueza gerada pelos resíduos tem como base a exploração dos catadores de materiais recicláveis. Por isso, é importante que esses empreendedores tenham ferramentas para poderem comercializar os seus próprios produtos, conquistando a independência financeira”, salientou o presidente da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Estado do Espírito Santo (Reunes), Lúcio Heleno Barbosa dos Santos.   

De acordo com o diretor técnico da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Hugo Tofoli, a demanda dos catadores organizados já foi recebida pela autarquia e está em fase de análise de processo para a possível contratação do serviço.

“Entendemos a importância do trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis do Estado e temos fomentado esse segmento com ações estruturantes para que eles possam realizar um trabalho digno, gerando renda e desenvolvimento para as associações. Por isso, estamos analisando uma forma de executar mais esse pedido”, ressaltou Hugo Tofoli.

“Lembramos também que, durante as gestões do governador Renato Casagrande, a Aderes efetuou diversas entregas para as associações de catadores entre 29 prensas, 17 elevadores de carga, 17 carrinhos, cinco caminhões, 12 balanças, uma empilhadeira, quatro veículos Pick-Ups, 50 kits de escritório, contendo notebook, impressora e mesa, além de cinco mil horas de assessoria em gestão administrativa e operacional”, complementou Tofoli.

Somente no Espírito Santo, todos os meses, mais de duas mil toneladas de materiais recicláveis são retirados do meio ambiente, pelos catadores organizados, o que representa um montante de cerca de R$ 1,5 milhão arrecadados.

Além da reciclagem, o evento Sustentabilidade Capixaba abordou temas ligados às mudanças climáticas e seus impactos na sociedade, e reuniu pesquisadores, poder público e organizações sociais para compartilhar conhecimentos e experiências, a fim de buscar soluções para um futuro mais sustentável.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard