01/10/2021 10h21 - Atualizado em 01/10/2021 10h24

Governo do Estado apresenta novas ações para o setor no Dia da Micro e Pequena Empresa

Foto: Renata Nascimento
Scheyla Silva Nunes, do pequeno negócio , Suspiros de Maria.

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), vai reunir na próxima terça-feira (05), às 14 horas, autoridades, representantes desse segmento e donos de pequenos negócios, no Palácio Anchieta, em Vitória. Na oportunidade, a Aderes vai lançar novas ações voltadas para o setor.

O evento comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data é lembrada desde 1999, ano em que o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte passou a vigorar e a valorizar as principais geradoras de emprego e renda do País.

Os empreendimentos de pequeno porte representam 94% das empresas existentes no Estado, segundo os dados da Receita Federal do Brasil. Ao todo, 263.289 negócios são formados por Microempreendedores Individuais (MEI), enquanto 111.694 são Microempresas (ME), já as Empresas de Pequeno Porte (EEP), correspondem a um montante de 18.772, o que totaliza 393.755 pequenos negócios ativos no Estado, e representa cerca de 30% do Produto Interno Bruno (PIB), segundo dados do DataSebrae.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o segmento da Micro e Pequena Empresa é formado por homens e mulheres que desafiam o mercado para colocar à disposição da sociedade produtos e serviços. Enfrentam, segundo Gavini, toda sorte de dificuldades no seu dia a dia, entre elas, as questões tributárias, climáticas, pandemia, falta de recursos, além da dificuldade de acertar o local de instalar o empreendimento, como também a comunicação, comercialização, entre outros fatores a serem vencidos até alcançar o sucesso.

“Como uma forma de homenagear esses donos de pequenos negócios foi escolhido o dia 05 de outubro, data marcada pela implementação do Estatuto Nacional das MPEs. Nesse dia, fazemos referência à importância desse segmento, que é quem dá o primeiro emprego para o jovem, emprega o mais idoso e distribui a renda na comunidade. É o segmento que faz com que, no Brasil, diminua um pouco da desigualdade, pois é o pequeno negócio que está presente em todos os cantos do país”, afirmou o presidente.

E para contribuir com o desenvolvimento desse setor, a Aderes conta com os programas ‘Capacitar para Empreender’, ‘Inova Mercado’ e ‘Crédito para Empreender’. Dessa forma é possível capacitar, orientar, fomentar, além de promove feiras e eventos. Criando ambientes mais favoráveis para o crescimento do pequeno negócio, gerando trabalho, renda e dignidade à população capixaba. A empreendedora Scheyla Silva Nunes, da Suspiros de Maria, é um exemplo desse trabalho. Ela foi atendida pelas capacitões da Aderes, além das feiras de comercilização. 

 

Serviço:

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
Data:
 05/10 (terça-feira)
Horário: 14 horas

Local: Salão São Tiago – Palácio Anchieta – Vitória.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565 – (27) 99309-8431
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard