12/05/2020 13h32

Minuto Empreendedor estreia com o tema Digitalizando seu negócio – Vendas pelo WhatsApp

Foto: Henrique Tabelini
Minuto Empreendedor - Vendas pelo WhatsApp

Nessa segunda-feira, 11/05, estreou o programa de rádio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Minuto Empreendedor.

O programa é voltado para o empreendedorismo e abordará dicas, orientações e informações para os pequenos empreendedores capixabas. A primeira edição do programa fala sobre vendas pelo WhatsApp em tempos de distanciamento social. E você, empreendedor, sabe como utilizar o aplicativo para realizar suas vendas?

Vendas por Whatsapp

O primeiro passo para quem quer começar a vender nas redes sociais é   conhecer o WhatsApp Business. Uma versão do aplicativo voltado para o pequeno empreendedor que deseja oficializar sua marca, pois se trata de uma conta comercial.

Nela, é possível incluir os dados mais relevantes do negócio, como uma breve descrição dos serviços, horário de funcionamento, informações de contato, endereço de site e e-mail. O aplicativo também oferece a opção de incluir mensagens de boas-vindas automáticas e personalizadas, para facilitar ainda mais a comunicação com o cliente.

Também é possível criar uma lista de transmissão com os clientes, para divulgar produtos, promoções e serviços, sendo importante segmentar por perfil de consumidor. Dessa forma é possível criar uma estratégia de venda mais assertiva.

É importante alertar que é um erro criar grupos no WhatsApp e incluir vários clientes, essa ação pode desagradar quem recebe a mensagem.

Outro ponto importante para quem quer vender pela internet, é prestar um atendimento de qualidade. É preciso responder rápido a demanda do potencial comprador.

“Se coloque no lugar do cliente, seja simpático e responda todos os questionamentos que forem feitos. Se for necessário mande áudio para dar mais detalhes do produto, caso o cliente solicite, mas seja objetivo. Foque no tom de voz apropriado à imagem da sua marca. Atenda de forma verdadeira e faça ofertas que realmente ajudarão seus clientes”, orientou a Coach de Comunicação e Oratória e especialista em conteúdos digitais Liliane Moulin.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o objetivo do programa Minuto Empreendedor é ampliar o diálogo com o dono do pequeno negócio. “Estamos oferecendo mais uma ferramenta de informação, uma forma de estimular a geração de negócio para o nosso público. Fique em casa, mas cuide do pequeno negócio”, afirmou Gavini.   

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard