08/10/2021 09h36 - Atualizado em 08/10/2021 09h41

Nova turma conclui Programa de Formação de Agente de Crédito

Foto: Ana Luiza Calmon

O time que compõe o Programa Nossocrédito está crescendo. Isso porque, nessa quarta-feira (06), 24 novos agentes de crédito concluíram o 39º Programa de Formação de Agente de Crédito (Profac), promovido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

A partir dessa formação, os novos agentes de crédito estão preparados para assumirem os postos de trabalho nas Unidades de Microcrédito dos municípios de Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Ibitirama, Irupi, Jaguaré, Mucurici, Pedro Canário, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra e Vila Velha.

No Profac, o agente de crédito passa por todas as etapas de atendimento e concessão do microcrédito produtivo e é orientado pelo programa Nossocrédito. Para o gerente de microcrédito da Aderes, Helton Braz Scarpe, o objetivo da formação é estimular nos participantes o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais, necessárias à atuação profissional como agentes de crédito. “Nesse encontro, damos a oportunidade aos novos agentes de crédito de vivenciar situações necessárias para o desenvolvimento das atividades do seu dia a dia”, destacou Scarpe.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o Programa Nossocrédito completou 18 anos e desde quando iniciou as atividades já liberou cerca de R$ 960 milhões para donos de pequenos negócios de todo o Estado.

“Esse resultado foi alcançado, porque o trabalho realizado pelo agente de crédito fez parte do processo. Ele está na ponta e o trabalho realizado vai além do financeiro. É um trabalho com alto teor social. É um trabalho de orientação para que o empreendedor possa acessar o crédito de maneira adequada. Então, quero parabenizar os 24 novos agentes e agradecer a todos os parceiros envolvidos no Programa Nossocrédito”, ressaltou Alberto Gavini.

Para o diretor de atendimento do Sebrae, José Eugênio Vieira, os novos agentes de crédito têm o papel de solucionar as demandas dos empreendedores. Já a gerente da carteira de microcrédito do Banestes, Daniela Lana, disse que o Profac tem a importância de inserir mais agente de crédito operando no Programa Nossocrédito, o que significa ter a rede de atendimento ao empreendedor ampliada.

“São mais pessoas na ponta iniciando o atendimento desses empreendedores, de modo que a gente fortaleça o Programa, que é extremamente relevante para a economia do Espírito Santo. Quando você apoia o empreendedor, por meio de um crédito produtivo e orientado, crédito sustentável, que é o que o Banestes faz dentro do Nossocrédito. Com essa parceria, a gente está promovendo o desenvolvimento local, a inclusão financeira, além de proporcionar o crescimento e o desenvolvimento do empreendedor”, pontuou Daniela Lana.

Para o coordenador do Programa Nossocrédito, Erlandeson Capucho, nos sete dias de capacitação, os novos agentes de crédito foram preparados para promover o desenvolvimento econômico e social do seu município, fomentando as políticas de microcrédito ao empreendedorismo local.

Uma das 24 participantes do Profac, que vai atuar no município de Serra, Karoline Feitosa de Oliveira, disse que aprendeu muito nos sete dias de formação. “Acho que o céu é o limite. Aproveitei muito neste curso. E o que quero é proporcionar o melhor atendimento para o nosso cliente final”, disse.

Estiveram presentes na solenidade de encerramento do Profac os secretários de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everado Colodetti; de Cariacica, Armando Garcia, com o subsecretário, Bruno Carlini; além do secretário de Finanças de Castelo, Carlos Edmar Louzada; e da secretária de Turismo de Domingos Martins, Rejane Entriger.

Sobre o Programa Nossocrédito

O Programa Nossocrédito, do Governo do Estado, é fruto da parceria entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), Banestes, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e prefeituras.

O Nossocrédito está presente em todos os 78 municípios do Estado, oferecendo crédito produtivo de maneira simples e com taxas reduzidas, além de fornecer orientação técnica aos empreendedores capixabas.