O planejamento estratégico é fundamental para dar direção a uma organização, seja ela pública ou privada. Com ele, são definidos metas e planos de execução para que projetos sejam realizados e objetivos alcançados. Foi sobre essa ferramenta de gestão que a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, Joseane Zoghbi, falou no Programa Hora do Empreendedor, realizado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), na noite dessa quarta-feira (21).
Joseane Zoghbi, que lidera a equipe do Escritório de Projetos do Governo do Espírito Santo, participou da live mediada pelo diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, falando sobre os 11 passos para o planejamento estratégico a ser realizado por uma pequena empresa.
Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, a especialista em Planejamento Estratégico Joseane Zoghbi explicou, de forma eficaz e sucinta, todas as etapas de um planejamento, dando dicas valiosas para quem tem um negócio.
“Quem conseguir colocar em prática as 11 dicas que foram passadas, vai melhorar a eficiência e permitir que o empreendimento tenha mais sucesso. Lembrando que para uma empresa o planejamento representa o caminho a ser tomado, além de estabelecer a missão, visão, metas e as estratégias que vão permitir que a empresa cresça e se desenvolva, alcançando mais sucesso no mercado. Mas, vale lembrar, que para montar uma empresa é necessário ter um plano de negócio, enquanto que o planejamento estratégico é para empresas já existentes”, afirmou Gavini.
Confira o passo a passo do Planejamento Estratégico:
1 – É comum ver empreendedores deixando de lado o planejamento. “As pessoas, quase sempre, executam mais e planejam menos. A partir do momento em que decidem planejar, devem eliminar a distração e ter concentração plena na realização de todo o processo”, sugere Joseane Zoghbi.
2 – O segundo passo diz respeito ao envolvimento dos membros da equipe. Joseane Zoghbi ressalta a importância de o empreendedor buscar o engajamento da equipe, para que, assim, possa garantir a execução do que foi planejado.
3 – Definir o chamado tripé da estratégia – missão, visão e valores da empresa. O empreendedor precisa saber quem é a sua empresa e ter propósito, para estabelecer uma visão de médio e longo prazos.
4 – Entender o contexto atual é o passo seguinte. Isso deve ser feito por meio de análise Swot, que identifica os pontos fortes e fracos do negócio, além do ambiente externo, identificando as ameaças e oportunidades.
5 – Definir metas de curto, médio e longo prazos é também importante no processo de planejamento estratégico.
6 – A partir da definição das metas, é preciso criar um plano para que o empreendedor possa atingir os objetivos da empresa. Além disso, é preciso definir as táticas a serem aplicadas e também os recursos necessários.
7 – Concentrar-se na execução, definindo um plano de ação, é o passo seguinte. Nesse caso, devem ser definidas as tarefas e estabelecidos responsabilidades e cronogramas específicos.
8 - Como os fatos são dinâmicos, a orientação é que o empreendedor mantenha a flexibilidade do plano. A subsecretária Joseane Zoghbi citou como exemplo o que vem acontecendo com as organizações em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Tivemos que nos adaptar a essa nova realidade. Muitas empresas tiveram que buscar novas oportunidades e ajustar seus objetivos em longo prazo”, enfatizou.
9 – A importância de o empreendedor incluir e acompanhar indicadores de desempenho no planejamento de sua empresa foi também destacada no Programa Hora do Empreendedor. Nesse caso, indicadores mostram se os resultados previstos estão, realmente, sendo alcançados.
10 – Traçar o plano de voo, comunicá-lo e executá-lo é também fundamental no processo de planejamento estratégico. A comunicação clara permitirá que toda a equipe se envolva e se comprometa ainda mais com o processo, para que tudo o que foi planejado aconteça.
11 – Definir uma metodologia para que seja realizado o acompanhamento do que foi planejado é o último passo. “Planejar e não acompanhar é tão grave quanto não planejar”, afirma Joseane Zoghbi.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEP
Claudia Feliz
(27) 3636-4258 / 99507-4071
claudia.feliz@planejamento.es.gov.br