A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Montanha, selam parceria que possibilitará o desenvolvimento de atividades de capacitação da Associação de Produtores de Carne de Sol do Vale do Itaúnas (Apenc). A reunião foi realizada, na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Aderes, em Vitória.
“O objetivo da Aderes é criar ambientes de negócios favoráveis para o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores e a parceria com o Ifes é muito importante. Essa união de forças possibilitará a capacitação desde o processo de preparação para a venda da carne de sol, além da estruturação da marca e design”, explica o diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho.
A associação já possui projetos em parceria com o Instituto Federal e agora busca o selo de identificação geográfica. Atualmente, os produtores associados à Apenc contam com autorização para o abate de animais, mas não possuem local próprio para a venda dos produtos, o que requer uma série de adequações, sobretudo, sanitárias.
A assinatura do Termo de Cooperação entre a Aderes, Ifes – Campus Montanha e Apenc será realizada no dia 29 de março, quando o instituto completará cinco anos. O diretor-geral do Ifes-Campus Montanha, André dos Santos Sampaio, comemorou a parceria. “Com a ajuda da Aderes esperamos que a Apenc consiga se adequar à legislação para que a carne se sol seja reconhecida dentro do município onde é produzida. Ficamos extremamente felizes com essa parceria, porque mostra que o Estado se sensibiliza com as causas dos pequenos produtores”, afirmou.
Associação de catadores
A Aderes presta apoio às associações de catadores de materiais recicláveis em todo processo de capacitação, consultoria e formalização legal. Este é mais um projeto que será desenvolvido em parceria entre a Aderes e o Instituto de Montanha.
A associação, por meio da coleta de resíduos, desenvolveu um adubo para plantações, que ganhou a certificação do Ifes-Campus Montanha. Com o apoio do Aderes, a expectativa é de que sejam criados entrepostos para a produção em escala e venda aos municípios capixabas.
Também estiveram presentes à reunião desta quinta-feira, o diretor-técnico da Aderes, Hugo Tofoli; a diretora-administrativa, Sandra Aragão; o assessor especial, Eduardo Gomide; a coordenadora de projetos, Lohaine Jardim; e o gerente de economia solidária e microcrédito, Renato Alexandre Rangel de Jesus.
Indicação geográfica
A Indicação Geográfica (IG) é um ativo de propriedade industrial usado para identificar a origem de um determinado produto ou serviço, quando o local tenha se tornado conhecido, ou quando certa característica ou qualidade desse produto ou serviço se deva à sua origem geográfica.
A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, possui o potencial de diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andreia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br
Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291