31/03/2026 14h06 - Atualizado em 31/03/2026 14h07

Potenciais turísticos mapeados pela Aderes geram produções audiovisuais

Desde 2020, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) realiza os Diagnósticos Turísticos e Econômicos para identificar potencialidades, desafios e oportunidades em regiões do Espírito Santo com vocação para o empreendedorismo associado ao turismo.

E para destacar esse importante trabalho, a Aderes, por meio de suas redes sociais, canal no YouTube e site, lançará, a partir desta quarta-feira (1º), teasers (vídeos curtos) que contarão um pouco do mapeamento realizado em seis microrregiões do Estado: Piaçu, Rota da Ferradura, Rota do Frade e da Freira, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Barra Nova.

“Será um teaser por semana, lançado toda quarta-feira, trazendo uma das regiões diagnosticadas. O objetivo é mostrar para o público como foi feito este trabalho, que contou com ampla participação de empreendedores, agricultores familiares, povos tradicionais, gestores públicos e instituições de pesquisa”, explica Alberto Gavini, diretor-geral da Aderes.

Gavini detalha ainda que a iniciativa mapeia os territórios e “orienta a criação de políticas públicas e planos de ação voltados ao fortalecimento das cadeias produtivas locais, à valorização das culturas regionais e ao desenvolvimento sustentável”.

Para Alexandre Passos, então diretor de Fomento e Inovação da Aderes, que esteve à frente dos Diagnósticos realizados nas seis microrregiões, este trabalho contribuiu para dar visibilidade a comunidades que ainda não recebiam o devido destaque turístico. “Promovendo assim a geração de renda, a organização dos empreendimentos e o desenvolvimento regional equilibrado nos territórios capixabas”.

Alexandre Fraga, assessor especial da diretoria de Fomento e Inovação, afirma que já é possível observar uma transformação nas regiões diagnosticadas. “Os exemplos a gente já têm. Tanto lá de Piaçu, que causou um verdadeiro rebuliço, novos negócios, e Guarapari, na Rota da Ferradura, que é aquela potência. Cada dia vai surgindo novos empreendimentos e novos negócios na região. E também nos demais lugares onde a gente tem realizado o diagnóstico”.

Lançamento dos vídeos

O lançamento dos teasers ocorrerá, a partir desta quarta-feira (1º), começando pela primeira microrregiao: Piaçu. Para conferir o material, basta acessar o canal da autarquia no YouTube, site e as demais redes sociais da Aderes (@aderesgov) no Instagram e Facebook.

Diagnóstico Turístico e Econômico (documentos): https://aderes.es.gov.br/GrupodeArquivos/diagnostico-turistico-e-economico 

Coordenadora de Comunicação da Aderes
Mariana Garrido
mariana.garrido@aderes.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Aderes
Kleber Amorim
(27) 99957-4165
kleber.moreira@aderes.es.gov.br

Redes Sociais da Aderes
Rafaela Maia
(27) 99749-9483
rafaela.souza@aderes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard