21/09/2021 14h34

Programa Nossocrédito completa 18 anos transformando negócios no Estado

Foto: Débora Pedroza
As empreendedoras Geisa Cassini e Ana Karoline Forrechi são clientes do Nossocrédito

O Programa Nossocrédito, administrado pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), completa 18 anos e o principal objetivo é apoiar os empreendedores do Espírito Santo, ofertando microcrédito orientado, com condições de pagamento diferenciadas no mercado.

O programa, operado pelo Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), foi implantado, em 2003, e os primeiros municípios a aderirem ao serviço foi Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy e Nova Venécia. A partir de 2005, o programa foi expandido para todo o Estado. Desde quando foi iniciado, o Nossocrédito já liberou cerca de R$ 960 milhões para donos de pequenos negócios. Somente Viana, financiou mais de R$ 29 milhões.

Para comemorar esse marco na vida dos empreendedores capixabas, o Programa Hora do Empreendedor desta quarta-feira (22), com início às 19 horas, vai falar sobre o assunto diretamente de Viana. A transmissão será pelo canal da Aderes no YouTube e no Facebook, e também pelo aderesgov.

Entre os convidados estão a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o gerente de microcrédito da Aderes, Helton Braz Scarpe; a gestora da carteira de microcrédito do Banestes, Daniela Lanas; além do prefeito de Viana, Wanderson Borghardt Bueno; e do secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cesar Albenes de Mendonça Cruz.

Segundo o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o programa Nossocrédito faz diferença na vida dos empreendedores capixabas. Há 18 anos vem contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado e até para o surgimento de novas empresas de pequeno porte.

“Com esse crédito facilitado, que oferece juros baixos, carência, e um número de parcelas adequado para pagar, o pequeno empreendedor rural ou urbano consegue fazer seu capital de giro, e dessa forma comprar equipamentos e insumos para poder tocar seu negócio. Neste sentido, quero parabenizar os agentes de crédito que são responsáveis pelo atendimento desses empreendedores, além de agradecer a participação das prefeituras, do Banestes, do Bandes, e do Sebrae, que em conjunto com a Aderes, conseguem a partir das políticas públicas adotadas pelo governador atender de forma efetiva os pequenos negócios do Estado”, afirmou Alberto Gavini.

Para a gestora da carteira de microcrédito do Banestes, Daniela Lana, o Nossocrédito é um dos maiores instrumentos de apoio ao empreendedor no que se refere à orientação ao crédito, além de conceder crédito em condições diferenciadas para quem deseja implantar ou melhorar o negócio. “É um grande mecanismo de geração de desenvolvimento no Estado”, completou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Viana, Cesar Albenes de Mendonça Cruz disse que a gestão do prefeito Wanderson Bueno tem trabalhado muito para criar um ambiente de negócio favorável para recuperação da economia.

“Os números do Programa Nossocrédito em Viana mostram que os empreendedores acreditam na cidade, principalmente, na retomada da economia. Esse programa é vital para a micro e pequena empresa, principalmente nesse momento delicado que ainda estamos passando devido aos impactos da pandemia. São quase 30 milhões de reais em crédito cedidos no município, por isso, temos muitos motivos para comemorar esses 18 anos do programa em Viana”, ressaltou o secretário.

A empreendedora Geisa Cassini, dona da loja de roupas infantis MD Kids, em Viana, disse que o acesso ao Nossocrédito permitiu que ela e a sócia, Ana Karoline Forrechi, expandissem o negócio. “O crédito foi nossa salvação. Representou o nosso negócio funcionando na prática, pois, com o dinheiro que pegamos, compramos nossa mercadoria e mobília da loja. Em uma segunda oportunidade, conseguimos expandir o nosso negócio”, destacou.

Podem solicitar o financiamento empreendedores formais e informais, pessoas físicas ou jurídicas, com faturamento bruto anual de até R$ 360 mil. Para isso, basta acessar o endereço www.aderes.es.gov.br e clicar na aba “Microcrédito”.

Serviço:

Hora do Empreendedor
Data: quarta-feira (22/09)
Horário: 19 horas – ao vivo
Transmissão: canal da Aderes no YouTube e no Facebook. E pelo aderesgov.

(27) 3636-8565 – (27) 99309-8431