30/04/2024 10h04

Programa Nossocrédito ganha reforço no atendimento aos Empreendedores

O atendimento aos empreendedores que buscam o Programa Nossocrédito ganhou reforço. Na última quinta-feira (25), foi concluída a formação da 41ª turma do Programa de Formação de Agente de Crédito do Estado (Profac), que capacitou 25 novos agentes que vão integrar a equipe dos 74 municípios que já atuam por todo o Espírito Santo.

O Profac é promovido pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES).

A capacitação faz parte do projeto de expansão do Programa Nossocrédito e tem o objetivo de recompor os quadros de agentes de crédito das unidades municipais que estão em funcionamento e adotaram o microcrédito como uma política pública de geração de renda e desenvolvimento local sustentável. No entanto, conta com um número reduzido de agentes.

No Profac, o futuro agente de crédito passa por uma imersão de sete dias de aprendizado, tendo contato com todas as etapas de um atendimento, além da concessão do microcrédito produtivo e ofertado pelo Programa Nossocrédito. Para o diretor de Fomento e Inovação da Aderes, Alexandre Passos, o objetivo da formação é estimular nos participantes o desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais, necessárias à atuação profissional como agentes de crédito.

“Nesse encontro, damos a oportunidade aos novos agentes de crédito de vivenciar, de forma real, situações necessárias para o desenvolvimento das atividades do seu dia a dia”, destacou Alexandre Passos.

Aprendizado com empreendedores de Mimoso do Sul

Para dar agilidade ao processo das solicitações feitas pelos empreendedores afetados pelas chuvas que devastaram o sul do Estado, principalmente o município de Mimoso do Sul, no mês passado, o grupo de novos agentes em formação foram à cidade para fazer o levantamento da situação dos afetados. Com esse atendimento, uma etapa da formação foi concluída e os agentes puderam vivenciar de perto a demanda do empreendedor que vai em busca de um crédito.

Quem recebeu a visita dos novos agentes foi a empreendedora Patrícia Freitas Torres dos Santos, da loja de roupas de academia e biquínis, Stação Fit. A empreendedora contou que sempre teve vontade de empreender e há oito anos resolveu abrir uma loja de roupas fitness. “Nunca pude imaginar que algo dessa magnitude pudesse acontecer. Fui avisada que tinha água entrando na loja e quando vi que tinha perdido tudo foi desesperador, a água estava batendo no teto da loja e perdi toda minha mercadoria. Tinha acabado de receber toda minha nova coleção e vi tudo indo por água abaixo”, disse Patrícia Santos.

Ela contou que o objetivo agora é recuperar a loja e a linha de Microcrédito Emergencial Enchentes é a esperança de um recomeço. “Preciso reformar tudo e pagar minhas duplicatas que estão vencendo e vou fazer isso. Estou tentando pegar os 21 mil. O valor vai me ajudar pagar minhas duplicatas e comprar novas mercadorias para eu recomeçar. Essa é minha esperança”, acrescentou a empreendedora.

Quem também foi atendida pelos agentes de crédito em formação foi Neiva Sales de Barros, da loja A Pechincha. Ela, que há 29 anos tem uma loja de roupas e calçados em Mimoso do Sul, disse que o prejuízo chega a R$ 600 mil. “Perdi tudo que tinha, todo meu estoque foi embora. Vi os móveis da loja todos destruídos, pois a água chegou no teto por onde consegui escapar, e, como não sei nadar, foi desesperador. Chegou a hora de tentar recomeçar”, disse.

Mais de R$ 1 bilhão liberado

Segundo o diretor-geral da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, o Programa Nossocrédito desde quando iniciou as atividades já liberou mais de R$1 bilhão para donos de pequenos negócios de todo o Estado.

No entanto, com a situação das fortes chuvas que atingiram a região sul do Estado, foi criada a linha Nossocrédito Emergencial Enchentes, para o atendimento às vítimas das chuvas. Somente nessa linha de crédito, mais de R$7 milhões foram solicitados por empreendedores de Mimoso do Sul. Reunindo os 13 municípios atingidos, os números ultrapassam os R$ 9,7 milhões solicitados e mais de R$1,5 milhão liberado.

“Esse resultado foi alcançado, porque o trabalho realizado pelo agente de crédito fez parte do processo. Ele está na ponta e o trabalho realizado vai além do financeiro. É um trabalho com alto teor social e de orientação para que o empreendedor possa acessar o crédito de maneira adequada. Então, quero parabenizar os 25 novos agentes e agradecer a todos os parceiros envolvidos no Programa Nossocrédito”, ressaltou Alberto Gavini.