02/05/2017 09h56

ProRedes: Aderes fortalece a cooperação solidária na região Noroeste do Espírito Santo

Desenvolvido pela Aderes, o Projeto de Redes de Cooperação Solidária - PROREDES - tem como objetivo organizar os empreendimentos da economia solidária, da agricultura familiar e da agroindústria de base familiar, por meio da implantação de cadeias produtivas para constituição de uma rede de empreendimentos coletivos solidários no Espírito Santo.

As redes cooperativas facilitam o acesso às políticas públicas, incentivam o processo de organização social e econômica nos diferentes níveis, ampliam a escala produtiva e a capacidade de captação de recursos, reduzem custos financeiros e de serviços (jurídicos, contábil, formação, etc) e aproximam as organizações dos seus beneficiários. As redes também estimulam a responsabilidade solidária, elemento-chave no exercício do controle social e na gestão participativa.

A Aderes acredita que, com a implementação da cooperação em rede, pode-se criar um diferencial competitivo para os empreendimentos rurais e urbanos, contribuindo para o seu crescimento e sustentabilidade. Cada empreendimento se articulará com outro, para que juntos possam resolver problemas que seriam muito mais difíceis de serem solucionados individualmente.

Inicialmente, o PROREDES contemplará os municípios delimitados pela Microrregião de Planejamento 10 – Noroeste, que compreende os municípios de Ecoporanga, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Mantenópolis e Águia Branca. A sede do PROREDES será instalada no município de Barra de São Francisco.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard