19/05/2020 09h56 - Atualizado em 22/05/2020 17h58

Revisão de gastos e pequenos cortes podem fazer diferença para o pequeno negócio

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe vários desafios para o empreendedor capixaba. A forma de produzir e consumir produtos em época de distanciamento social foi alterada e, com isso, é preciso repensar a maneira de fazer negócio. Pensando nisso, a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) listou algumas dicas que podem ajudar o dono de um pequeno negócio a passar por este período. Esse é o tema que o programa de Rádio Minuto Empreendedor vai tratar nesta semana.

Para a economista e diretora administrativa e financeira da Aderes, Sandra Aragão, essa pandemia trouxe ao empreendedor a necessidade de se reinventar e, apesar de o momento ser difícil, sempre vai existir uma solução para cada necessidade.

Sandra Aragão disse que o dono do pequeno negócio precisa aumentar ou, no mínimo, manter o faturamento e, para isso, deve fazer uma planilha das receitas e despesas e rever cada uma.  Deve rever contratos, a carteira de clientes, a forma de atendimento e de divulgar os produtos. Além disso, precisa repensar como realiza a entrega. Ela lembra que fazer entrega em casa, o tão falado "delivery", hoje, tem contribuído, e muito, com as receitas.

“O distanciamento social mostrou para o empreendedor que a forma de fazer negócio não é mais a mesma. É tempo de se reinventar e inovar. É preciso reduzir custos e, ao mesmo tempo, aumentar faturamento. Nesse caso, oferecer o melhor serviço, com qualidade e cuidados necessários, e um bom atendimento vai fazer toda a diferença”, afirmou Sandra Aragão.

Algumas dicas

01 -  Planeje as finanças

Faça uma lista com as despesas. Desta forma, saberá o quanto será o gasto com cada uma delas, além de o quanto será preciso para manter o negócio.

02 – Renegocie valores e reduza custos

Tente renegociar contratos de aluguel. Peça carência de 1 ou 2 meses ou negocie um desconto. Diminua a conta de energia. Peça ao fornecedor mais prazo para pagamento de parcelas que estão por vencer. Faça compras fracionadas para evitar perdas e diminuir o investimento em estoque e evite fazer despesas desnecessárias.

03 – Pagamento de tributos

O Governo Federal adiou o pagamento do Simples Nacional. O acerto referente aos meses de março, abril e maio deste ano ficou postergado para outubro, novembro e dezembro, respectivamente.

O Governo do Estado também prorrogou por 90 dias, sem adição de juros, o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Simples Nacional, que cabe ao Estado. Os vencimentos de abril, maio e junho serão pagos em julho, agosto e setembro, respectivamente.

04 -  Busque crédito barato

O Governo do Estado abriu a Linha de Microcrédito Emergencial Covid-19. Juros Zero, como a linha Nossocrédito Emergencial, que oferece condições especiais para o pequeno negócio, entre outras opções de crédito. Além disso, diversos bancos estão oferecendo modalidades diferenciadas. O recomendado é procurar os menores juros e as maiores carências para início do pagamento.

05 – Faça vendas on-line

Invista na presença digital do seu negócio, utilize as redes sociais para oferecer seus produtos e faça entregas em domicílio, respeitando os critérios de higiene e de controle do Coronavírus.

06 – Faça Liquidação e promoção

Movimente seu estoque. Faça promoções de produtos menos vendidos e liquidação de produtos que estão parados há mais tempo. E ofereça novas formas de pagamento para os clientes. 

Fique em casa, mas cuide do Pequeno Negócio.

OUÇA AQUI O MINUTO EMPREENDEDOR

Revisão de gastos e pequenos cortes

Leia mais:

Digitalizando seu negócio – Vendas pelo WhatsApp 

Regras e Orientações para catadores de recicláveis durante a pandemia  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
(27) 3636-8565
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard