08/11/2016 16h13

Seminário discute papel das micro e pequenas empresas

Em recente pesquisa realizada nacionalmente, o Sebrae mostrou o perfil empreendedor do brasileiro, ao constatar o aumento crescente da formalização de microempreendedores individuais. O Brasil possui hoje cerca de 8 milhões de unidades de negócios ativas, sendo que 98% desse total é formado por micro e pequenas empresas, que empregam mais de 70% da mão de obra economicamente ativa e geram 30% do PIB do país.

No Espírito Santo, não é diferente. O empreendedorismo de pequenos negócios, que abrange os microempreendedores individuais (MEI), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP), corresponde a 97% do total de estabelecimentos e é responsável por 58% dos empregos formais. Atualmente, são mais de 160 mil MEI em atividade no Estado.

Diante desse contexto, o Fórum Capixaba Permanente das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (Focampe), com apoio institucional da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), realiza nesta quarta-feira (9) seminário estadual com o tema “O papel das micro e pequenas empresas no cenário estadual e as novas mudanças do Simples Nacional – PLC nº 025/2007”.

Com a presença de palestrantes locais e nacionais, o seminário vai debater o papel das micro e pequenas empresas e discutir a implementação de políticas públicas que ajudem a alavancar o desenvolvimento deste importante segmento da economia capixaba. Estarão presentes, dentre outras autoridades, Ercílio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe) e representantes do Sebrae Estadual, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), do Conselho Regional de Contabilidade, da Femicro-ES, da Federação das Indústrias (Findes), da Junta Comercial (Jucees) e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes).

Serviço:

Seminário estadual: “O papel das micro e pequenas empresas no cenário estadual e as novas mudanças do Simples Nacional – PLC nº 025/2007”

Dia: 9 de novembro de 2016

Hora: das 13h às 17h30

Local: Auditório do Palácio Fonte Grande – Rua Sete de Setembro, 362, 1º andar, Centro – Vitória/ES

Palestras:

Desafios para o desenvolvimento do Espírito Santo – José Eduardo Faria de Azevedo (Secretário de Estado de Desenvolvimento)

Prevenção e Resolução de Conflitos Empresariais com Eficiência e Baixo Custo - Eduardo Vieira (Coordenador da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - CBMAE/DF)

As novas mudanças do Simples Nacional – PLC Nº 025/2007 – Gabriel Rizza (Analista de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional)

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br