23/02/2024 11h42

Seminário vai mapear identidade gastronômica do Espírito Santo

Fazer um inventário da gastronomia capixaba, potencializar a qualidade do turismo, mapear os desafios da região e traçar um plano estratégico que vai nortear o município no sentido de se tornar um destino desejado tanto pela gastronomia quanto pelo turismo local. Essa é a finalidade do Seminário de Gastronomia e Turístico, que tem início na próxima terça-feira (27).

Os encontros têm o objetivo de promover um diálogo e uma conexão com o trade turístico do Estado. Por conta disso, vão acontecer nas regiões turísticas “Doces Pontões”, “Imigrantes”, além da região “do Verde e das Águas”. Entre os temas abordados estão os mercados de consumo, o marketing no turismo gastronômico, em termos de como atrair, conquistar e manter cliente, e a identidade regional, entre outros assuntos.

A primeira agenda está marcada para acontecer na próxima terça-feira (27), a partir das 8h30, no Sebrae de Colatina, e, a partir das 17h30, no Senac de Santa Teresa. Na quarta-feira (28), os encontros acontecem em Aracruz e João Neiva, no mesmo horário. Na programação terá palestras, roda de conversa e muito mais. Também será apresentado um inventário da gastronomia capixaba, com geração de indicadores e soluções técnicas. A entrada é gratuita.

O Seminário é uma iniciativa do Instituto Panela de Barro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), das regiões turísticas, além da Secretaria do Turismo (Setur).

Segundo o organizador dos seminários e diretor do Instituto Panela de Barro, Eduardo Destefani, para que esses encontros pudessem ser realizados foi feito um diagnóstico junto aos empreendimentos dos municípios em que o Instituto Panela de Barro realiza os festivais gastronômicos. A partir desse levantamento, as demandas de cada município foram compreendidas, e, a partir disso, foi traçado uma trilha com o Sebrae, a Aderes e a Setur para que sejam desenvolvidas, de maneira inovadora, as políticas públicas voltadas para a gastronomia e o trade turístico de cada região.

“Cada município tem sua própria história e cultura. Nesse sentido, para que a identidade desse local seja refletida na gastronomia, é preciso que toda a estrutura ofertada esteja preparada para alcançar esse ponto, sendo preciso muito trabalho. Alguns exemplos são os municípios de Venda Nova do Imigrante, com a polenta; Montanha, com a carne de sol; Santa Teresa, com o tortelli; João Neiva, com o queijo; e Ibiraçu com o pastel. Esse é o momento do empresário assumir de fato um papel estratégico dentro do seu negócio, avançando para muito além das atividades operacionais”, ressaltou Eduardo Destefani.

O palestrante convidado da vez é o renomado chef de Belo Horizonte, Eduardo Maya, idealizador dos projetos “Comida di Buteco”, “Cozinha Escola Nestlé - Mercado Central” (gestor por seis anos),” Projeto Aproxima”, “Padocaria SP,” entre outros.

“Meu maior sonho é ter um trade turístico organizado, ter uma oferta gastronômica organizada e cada território ter uma governança forte, em que os empresários assumam de fato o protagonismo e possam definir estratégias de promoção, utilizando tecnologia e inovação, além de fortalecer a identidade local”, complementou Eduardo Destefani.

Trilha de Aceleração

A iniciativa é, de acordo com a gerente da unidade regional central do Sebrae/ES, Carla Bortolozzo, o começo de um projeto de aceleração turística para 2024. “Estamos iniciando um encadeamento de ações preparatórias para desenvolver, melhorar e, principalmente, potencializar a qualidade do turismo dos municípios da região central do Espírito Santo”, disse.

Ainda segundo a gerente, as demais realizações do programa serão apresentadas ao longo de uma trilha preparatória, composta por capacitações que visam a aprimorar mercadologicamente a atuação de empresários em relação aos seus clientes, o marketing das empresas e o posicionamento de mercado.

Somado a isso, o projeto oferecerá oportunidades para que os empreendimentos participantes desse programa de aceleração apresentem seu potencial e resultados em eventos e feiras. “Por meio de indicadores de desempenho, será possível realizar o acompanhamento dos impactos dessas transformações nos negócios e na potencialização turística de toda a região”, acrescentou Carla Bortolozzo.

Para o diretor de fomento e inovação da Aderes, Alexandre Passos, a gastronomia no mundo é um dos maiores indutores turísticos e culturais, o que não é diferente aqui no Espírito Santo. “Quando olhamos para países como Alemanha, Itália, Portugal e França, por exemplo, nos certificamos disso. Aqui no Estado, em função da nossa diversidade cultural, encontramos uma gastronomia extremamente diversificada, passando pela moqueca capixaba, massas, carne de sol, até comida de boteco”, salientou.

“O que precisamos é aprimorar os nossos serviços ofertados, além de ter a apresentação de bons pratos, para que possam ainda mais serem indutores do turismo no nosso Estado. Nosso objetivo é proporcionar o aumento do fluxo de turistas interno, além de melhor a rentabilidade desse setor tão importante para economia do Espírito Santo”, acrescentou Alexandre Passos.

Seminário de Gastronomia e Turístico

- Case Prefeitura de Santa Teresa

• Calendário das Estações

- Case Prefeitura de Pancas