14/02/2022 16h48 - Atualizado em 14/02/2022 16h50

Aderes abre agenda para oficinas de Artesanato Competitivo

Oficina Artesanato Competitivo na região do Caparaó

Os municípios de Itaguaçu, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo e Castelo vão receber, a partir desta terça-feira (15), a oficina de Artesanato Competitivo. Trata-se de uma parceria da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) com o Ministério da Economia, cujo objetivo é aperfeiçoar e promover a produção do artesanato do Espírito Santo.

O projeto é coordenado pelo gerente de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira, em parceria com a Secretaria de Micro e Pequena Empesa e Artesanato, do Ministério da Economia, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Segundo Juliano Nogueira, o projeto foi implantado em novembro do ano passado e já realizou oficinas em municípios, como Guaçuí, na região do Caparaó, e Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado. Agora chegou a vez da região serrana e outros municípios da região sul. Ao todo, serão realizadas 40 oficinas, distribuídas em dez regiões do Espírito Santo. A finalidade é mapear os artesãos e as referências regionais.

O gerente do Artesanato da Aderes disse ainda que, após a conclusão das oficinas, a fase seguinte do projeto será a realização dos cursos que vai contar com as disciplinas essenciais para o aprimoramento da área, como ações introdutórias, técnicas de manejo, de acordo com a necessidade do município, além de capacitação técnica, identidade visual, gestão, marketing e comercialização.

“Artesanato Competitivo é um programa de origem da Colômbia, que o Ministério da Economia trouxe para o Brasil. O Espírito Santo é o primeiro estado a dar início ao projeto, que tem abrangência nacional. O objetivo é qualificar o artesanato de acordo com a regionalidade, proporcionando ao artesão trabalhar melhor o seu produto para torná-lo mais competitivo”, ressaltou Juliano Nogueira.

Ele também destacou que o trabalho dos 400 artesãos atendidos vai passar por uma curadoria e o resultado será apresentado em forma de catálogo internacional, que vai representar o Espírito Santo. “Nesse sentido, o Estado vai se tornar referência quando o assunto tratado for artesanato qualificado”, disse Nogueira.

Para o diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, essa parceria tem a finalidade de qualificar o artesão capixaba. “O artesão capixaba já apresenta um produto de excelente qualidade, mas esse programa vem para tornar o artesanato do Estado mais competitivo. Por isso, serão ofertados os treinamentos, que vão desde o atendimento até a entrega final do produto”, pontuou.

Programação:

Terça-feira (15/02)