21/09/2020 16h41 - Atualizado em 21/09/2020 16h50

Gestão do Tempo: Você consegue realizar todas as tarefas do seu dia?

Foto: divulgação
Gisélia Freitas, psicóloga e especialista em gestão de pessoas e carreiras

Você consegue realizar todas as tarefas do seu dia? Muitas pessoas vão dizer que não. Outras vão dizer que precisam se esforçar bastante para dar conta do recado. Mas, o fato é que não importa se você é do sexo masculino ou feminino, qual idade tem, classe social, religião, etnia ou gênero. Seu dia tem as mesmas 24 horas que o dia de qualquer outra pessoa. Neste caso, o grande desafio é como ser eficiente quando a questão é tempo.

Para falar sobre o assunto e dar dicas de como ser eficaz, convidamos a psicóloga, especialista em pessoas e carreiras, além de professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gisélia Freitas, que debateu, na última quarta-feira (16), o tema no Hora do Empreendedor, da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Confira algumas questões importantes sobre Gestão do Tempo:

1 - Quais seriam as principais técnicas para melhorar a Gestão do Tempo dentro de uma empresa?

Para melhorar a gestão de tempo dentro de uma empresa, primeiramente, é necessário entender qual é a natureza do trabalho que está sendo executado. Para isso, é preciso definir o grau de importância da tarefa que deve ser cumprida, depois priorizar o que é mais importante. Faça uma lista de tarefas do que tem que ser executado diária, semanal e mensalmente. Em seguida, se esforce para ser efetivo na entrega. Também é importante gerenciar, ao máximo, o nível de estresse dentro da organização. Uma pessoa mais organizada com o seu trabalho consegue ser mais produtiva.


2 - No dia a dia, como as pessoas podem otimizar o seu tempo?

No dia a dia, para otimizar melhor o tempo é preciso ter foco. São dois pilares importantes: organização e foco. A partir do momento que eu sei quais são minhas prioridades, preciso direcionar toda energia para o que objetivei, para aquela ação que preciso executar, que preciso entregar, então devo tomar muito cuidado para não perder esse foco.

 

3 - Quais são os principais “ladrões” de tempo? E o que fazer para contorná-los?

Os ladrões de tempo são vários: a falta de organização, aquelas visitas constantes e inesperadas, procrastinação, deixar tudo para última hora, telefonemas em excesso, reunião em excesso, relatórios sem utilização, e-mails desnecessários, conversar paralelas e demoradas na hora de um café. Porém, o maior desperdiçador de tempo, hoje, tem sido as redes sociais. As pessoas têm utilizado muito tempo para algo que não dá retorno e de forma desnecessária.

 

4 - Quais hábitos deveríamos criar para garantir o melhor uso do nosso tempo?

Desenvolver bons hábitos é de extrema importância numa boa gestão do tempo. Quando falo da gestão de hábitos, estou falando da gestão de tarefas, gestão de tempo e gestão de energia. São três bases que precisam ser controladas o tempo todo, pois desenvolver hábitos é de extrema importância para manter o foco e a produtividade.

 

5 - Estar ocupado significa ser eficaz?

As pessoas confundem muito carga horária com entrega, com produtividade. O fato de você trabalhar 8, 10, 12 horas por dia não significa que você está gerindo bem o seu tempo ou está sendo produtivo. Você pode está desperdiçando o seu tempo porque não está sabendo entregar e executar bem a tarefa. Está sempre ocupado não significa que aquela pessoa está trabalhando de forma correta e eficaz. Então, fazer uma listinha de responsabilidades, tarefas e prioridades, e entregar o máximo possível é importante. Quando a pessoa conhece e está focada no trabalho, ela entrega com qualidade e rapidez.


6 - Trabalhar por mais horas significa render mais?

Ou seja, carga-horária não significa que a pessoa está desenvolvendo um bom trabalho. É muito errado aquela pessoa que adora fazer horas-extras e acha que isso é um exemplo para as outras pessoas, muito pelo contrário, isso é um mau exemplo para os colegas de trabalho. O trabalhador que é realmente eficaz consegue executar toda as atividades dentro do horário estabelecido pela empresa.

7 - Podemos falar que tempo é dinheiro?

Eu sempre falo: tempo não é dinheiro, tempo é vida. Desperdiçar tempo é desperdiçar vida, por isso, quanto mais produtivo a pessoa é, quanto mais ela consegue gerenciar seu tempo, ela vive mais e melhor.

Saiba mais  

Assista o programa Hora do Empreendedor com o tema Gestão do Tempo

Ouça o programa Minuto Empreendedor da Aderes sobre Gestão do Tempo 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Aderes
Débora Pedroza
debora.pedroza@aderes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard